quinta-feira, 15 de maio de 2008

O tabaco

Já se sabia que esta lei tem fundamentos moralistas que não podem ser escritos na própria lei, porque Lei e Moral são coisas diferentes no actual Estado de Direito.
Mas o rei vai nu, como soía dizer-se.
Há quem brinque com o fogo e depois queima-se.
"Não havia necessidade"! Para quê estragar uma fotografia com um cigarro? De bom grado o Chavez até lhe ofereceria um charuto, um habano ou havano puro, e até o deixaria fumar na televisão, sem problemas de ilegalidade, enquanto aí mesmo assinava os contratos, com uma palmadinha hilariante nas costas, perante o mundo.
O problema do cigarrito em si, não é grande coisa. Viajar de avião horas e horas é uma chatice. Pior ainda para aqueles que vão como em contentores, sem espaço para nada, nem para mexer um pouco. O problema é querer impor-se uma moral totalitária e, depois do moralismo, usufruir-se de excepções como privilégios.
Tanto me faz que o primeiro-ministro fume ou não fume, que seja casado ou solteiro ou amantizado ou tantas outras coisas. Preferiria e exijo também que me mostre onde está o socialismo, que medidas sociais pode e deve tomar em nome das ideias socialistas, nos campos económico, social, cultural e ... ético; o que fez ou vai fazer para mudar a desigualdade social, a maior da União Europeia.

E já agora, o que trouxe da Venezuela? E já agora, também gostaria de saber pelos jornais portugueses se veio alguma coisa positiva da Venezuela. Ou será que estes também optam pelo sensacionlismo?

Nenhum comentário: