quarta-feira, 7 de maio de 2008

O sexo e o pecado original

Lembrei-me de consultar uma Bíblia, editada em 1865, até para contento dos que não desejam qualquer alteração na "ortographia".

Genesis
CapituloII
[…]
23 Então disse Adão: Eis-aqui agora o osso de meus ossos, e a carne de minha carne. Esta se chamará Virago, porque de Varão foi tomada.
24 Por isso deixará o homem a seu pae, e a sua mãe, e se unirá a sua mulher: e serão dois n’uma carne.
[…]
5 Porque Deus sabe que em qualquer dia que vós comais d’esse fructo, se abrirão os vossos olhos; e vós sereis como uns deuses, conhecendo o bem e o mal
[…]
12 Respondeu Adão: A mulher que tu me deste por companheira, deu-me da arvore e eu comi.
13 E o Senhor Deus disse para a mulher: Porque fizeste tu isto? Respondeu ella: A serpente me enganou, e eu comi.
[…]
Capitulo IV
Ora Adão conheceu a sua mulher Eva: a qual concebeu e pariu Caim, dizendo: Eu possuí um homem por Deus.
2 Depois teve Abel, seu irmão. Abel porém foi pastor d’ovelhas, e Caim lavrador.



Aprendi na catequese que foi esta a origem do pecado original. O pecado original tem a ver com o sexo? Porquê? Onde se foi buscar essa ideia? Certamente não pode ser a partir daqui, como normalmente é apresentado, que se ordenou o ideal do celibato e a aversão ao sexo.
Alguma misoginia talvez. O medo do alcance da sabedoria talvez também.

Segundo o Génesis foi Deus que criou a mulher para companheira do homem. No Paraíso, não seria propriamente para a "conhecer" nem ele estava interessado em conhecer nada, no princípio. Segundo a criatura (Eva), ela “possuíu” um homem por vontade de Deus. É certo que Deus não gostou muito do primeiro filho, mas o segundo (Abel), o preferido, foi “fabricado” da mesma maneira.

Também não não tinha nada que andar por aí a dizer que tinha possuído um homem. Adão certamente não se esqueceria, apesar de se deixar enganar facilmente e ter sempre desculpas; e Deus sempre foi omnisciente. Quem mais haveria de estar interessado no assunto, já que não havia mais nenhum ser humano na terra e os outros bichinhos e "hervas" certamente não teriam qualquer interesse no acontecimento?

Nota ortográfica: Será que quem se horroriza com a provável queda das consoantes mudas (c, p) quererá que se volte a escrever fructo (ou fruito como dizia Camões)?

Nenhum comentário: