quarta-feira, 16 de julho de 2014

Dois postais inéditos de Mário de Sá-Carneiro ao seu amigo José Stromp


   Encontrei estes postais num álbum que me deu a minha avó já há muitos anos. Sempre conheci este álbum na casa dos meus avós na vila do Cano. Aí pelos finais dos anos sessenta uma sobrinha da minha avó pediu à minha tia selos antigos para uma obra qualquer de caridade, parece-me que relacionada com os soldados que estavam nas colónias. Com alguma falta de cuidado os selos de muitos desses postais foram retirados. Uma vez até mostrei a um especialista em filatelia. Disse-me que não valia nada porque os selos tinham sido arrancados de qualquer maneira. 

   Intrigava-me um apelido que aí aparecia muitas vezes: Stromp. Mais surpreendido fiquei com a assinatura Sá Carneiro. Confirmei-a comparando com outras dele. E a morada que refere é a da sua casa na época: Travessa do Carmo. As moradas de Stromp também condizem.

Os postais são do mesmo dia 23 de Julho de 1909. Envia dois para o seu amigo, um para a morada do pai deste, no consultório que teria no Largo do Intendente e outro para a casa do Lumiar. É interessante que no segundo caso ele escreve simplesmente Lumiar mas o postal foi entregue à mesma. Imagine-se o que seriam esses "arredores" de Lisboa.

    Vê-se que tem urgência, refere uma traduçã que tinha feito. Por esta altura teria uns dezanove anos.
   O José Stromp, seu amigo, foi um dos fundadores do Sporting.
Os temas dos postais também têm interesse. São costumes populares, exóticos para quem vive num ambiente urbano, algo românticos, sobretudo o da mulher de Azurara, terra de pescadores (?); o outro de um camponês da Beira Alta.
Provavelmente com algum sentido de humor e informalidade de quem conhece a família.









Um comentário:

Anônimo disse...

O valor filatélico será nulo mas interessante para os que estudam a obra de Mário de Sá Carneiro! Mereciam divulgação e estudo. Que tradução terá sido?