domingo, 11 de maio de 2008

Lobos no Alentejo. E as dificuldades em tratar da "multidão de feras".

Em 1821 queixavam-se os lavradores de Arraiolos e de concelhos vizinhos que os lobos atacavam os gados. Pedem que venha a cavalaria tratar do assunto, porque as tropas locais, as ordenanças não conseguiam controlar as feras. De passagem diga-se que as ordenanças eram constituídas por todos os homens capazes de serviço militar, em geral dos 16 aos 60 anos, uma tropa de terceira linha, que poderia actuar em tempo de guerra, o que foi frequente nos séculos XVII e XVIII, e que permitia levantar exércitos de dezenas de milhares de homens.

Dizem os Lavradores dos Termos d’Arrayolos, do Vimieiro, de Pavia, de Mora, das Aguias, e de duas Freguezias de Monte Mór o novo, que vem a ser a Repreza, e São Giraldo, reprezentão a V.S.as que elles soffrem grandes dannos com os assaltos que assiduamente dão os Lobos, e mais féras, aos seus gados, de maneira que a maior parte delles se achão preza das referidas feras: os Sup.tes vendo-se em tal apuro Lembrarão d’obstar neste tão grande mal com os recursos do costume, que são as Montarias; estas pella sua má ordem, sempre sahem infructiferas, assim porque as Ordenanças são indisciplinadas, como porque os que as mandão são pouco peritos; e neste cazo os suplicantes solicitão tropa de Cavallaria, para que esta unida então aos paizanos, mandados todos debaixo das Ordens de V. S as como experimentada em similhantes expedições possam os Supp.es verem seus gados livres das garras de tanta multidão de feras, que por todas as partes acomettem [... ] [1] .
[1] CMA/H/001/Cd 002

Nota: Vimieiro, Pavia, Mora e Águias eram ainda concelhos. Mora foi extinto em 1836 mas depois reerguido. O concelho de Águias tinha como principal povoação Brotas, terra de peregrinações, com muitas confrarias espalhadas pelo país e até no Brasil e Índia. A Represa é hoje uma herdade, propriedade privada.

Nenhum comentário: