quarta-feira, 7 de maio de 2008

Atenas. Teatro


Teatro grego, aproveitando a colina. Hoje, em vez dos campos e do Mediterrâneo como cenário o que se vê é o pandemónio urbanístico. Que não sirva de consolo para os pessimistas do costume, mas o que se segue é muito pior do que o pior subúrbio de Lisboa.
Não podemos culpar apenas os gregos. Durante séculos estiveram submetidos e não puderam engrandecer a cidade. No século XX estiveram sujeitos a ditaduras tão miseráveis e brutais como a nossa. Depois, um capitalismo sem regras.
Esquecidos tal como nós, apesar de muitos proclamarem estarem aí as origens da civilização europeia.
Bem se tentaram libertar na Segunda Guerra Mundial. E conseguiram sozinhos! Venceram italianos e alemães. Mas logo vieram ingleses e americanos demonstrar pelas armas que era território do Ocidente. E assim o Ocidente preferiu que a Grécia fosse governada tanto tempo por coronéis e por outros interesses.
Os "partisans" gregos, aniquilados pela Guerra Fria, mereciam que fossem recordados pelos ideais que não puderam alcançar por interferência de outros.
É importante não esquecer que Portugal, a Grécia e a Espanha estiveram submetidos a ditaduras até 1974 e 1975 (Espanha). Outras coisas poderiam ter sido feitas nestes países se se tivesse cumprido a vontade dos povos com a derrota do fascismo e do nazismo em 1945. Foram 30 anos perdidos e comprometidos.
Outros interesses, que não a democracia ou o desenvolvimento, ditaram a pouca sorte destes países.
Mas, apesar dos infortúnios, ainda se conserva o teatro na colina. E, mais acima a Acrópole.

Nenhum comentário: