terça-feira, 8 de abril de 2008

Projectos urbanísticos para Évora

Cito:
O estabelecimento destes novos percursos permite, ainda, a valorização dos espaços intersticiais existentes e a ligação à zona do Mercado, recentemente objecto de uma operação
de requalificação.
Estes percursos, a constituir, dão continuidade ao eixo que vem do Convento de S. Francisco, permitindo a sua ligação à Rua de Serpa Pinto. Permitem, eventualmente, o próprio reforço da actividade comercial.
Sendo uma zona de grande densidade, o estabelecimento destes percursos transversais, as suas diversas opções e variantes, têm que ser analisadas a uma outra escala e numa fase de análise de muito maior detalhe, nomeadamente no que se refere aos edifícios e usos.
Eventualmente o início deste percurso na Rua Serpa Pinto poderia ser realizado com uma intervenção num edifício recente, onde terá funcionado um serviço bancário, permitindo a abertura de uma passagem sob ou integrada na construção.

in Recuperar o Processo Histórico, Março de 2008, pág. 65

Amanhã vai ser decidida em reunião de Câmara a aprovação de um plano da Sociedade de Reabilitação Urbana Parque Expo.
Há mudanças estruturais condicionadoras da evolução da cidade.
Aqui está um exemplo de uma nova rua, em pleno Centro Histórico e com o atravessamento da antiga judiaria e a prevista demolição de alguns prédios.
Nem queria acreditar e as pessoas que por aqui moram também não, nem tinham ouvido falar do assunto.
Amanhã vai ser um dia histórico para esta cidade. Se a Câmara Municipal entregar a gestão urbanística à sociedade de reabilitação urbana e a Cultura a uma empresa é certo que muita coisa vai mudar nos próximos anos.

Nenhum comentário: