sábado, 12 de abril de 2008

De Portugal para a Galiza. Da Galiza para Portugal

Recebi esta mensagem de um grupo galego: galiza@yahoogrupos.com.br
Neste grupo usa-se o galego com ortografia portuguesa. O texto aprovado segue a norma da Xunta.

Televisões portuguesas mais perto da livre emissão em Galiza

Para o Movimento Defesa da Língua é mais um motivo de grande alegria a aprovação no Parlamento da Galiza do requerimento ao Governo espanhol da livre recepção das televisões portuguesas na Galiza. Mais ainda nesta semana em que também houve uma importe representação galega na Assembleia da República portuguesa esta Segunda-feira 7 Abril. Por um lado queremos parabenizar a todas as pessoas que trabalharam para que hoje se possa noticiar esta aprovação unánime de todos os partidos políticos noParlamento da Galiza da recepção livre das televisões portuguesas na Galiza. O texto aprovado foi o seguinte:

O Parlamento de Galicia insta ao Goberno galego a adoptar as medidas precisas perante o Goberno español co a finalidade de: Posibilitar a recepción en Galicia das emisións das radios e televisións portuguesas, en cumprimento da Carta Europea de Linguas Rexionais e minoritarias, utilizando as posibilidades técnicas precisas para este fin no prazo temporal máis inmediato posible. Trasladar ao Goberno portugués o interese manifestado polo Parlamento galego de que facilite a recepción en Portugal do sinal das radios e televisións galegas.

Podem obter mais informação através da seguinte ligação: http://mdlgaliza.org/content/view/361/
Por outro lado queremos oferecer através do nosso sítio web um novo serviço que para as pessoas galegas pode ser de grande utilidade: Talvez o maior directóriode Rádios e TVs portuguesas online. Este tímido gesto da nossa organização permite oferecer um melhor acesso às rádios e TVs portuguesas dada a nossa situação actual. Tarefa quase impossível se não fosse desenvolvido em software de código aberto, produto de muitas semanas de trabalho. Disponibilizamos o que talvez seja o maior directório de rádios e televisõeson-line na Internet, com mais de 300 emissões portuguesas. O nosso fim é suprir uma carência provocada pelo Governo espanhol, ao negar-se a cumprir a Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias. O nosso princípio é a livre transmissão dos mass-media portugueses na Galiza. Podeis aceder através do menu da esquerda, clicando em Rádios e TVs portuguesas.

Nenhum comentário: