segunda-feira, 16 de junho de 2008

Mais lixo

Eu, que até acho que a Internet é uma das grandes mudanças destas últimas décadas começo a estar farto não só de receber lixo de anónimos mas também de amigos meus.
Porque será que muita gente repassa irreflectidamente barbaridades da extrema-direita, só porque lá no início da mensagem se fala de Sócrates, da ministra da Educação ou de qualquer um mais conhecido? Vejamos esta (sublinho apenas algumas e comento também apenas algumas:


-----Mensagem original-----
De: Sala dos Professores [mailto:admin@saladosprofessores.com]
Enviada: segunda-feira, 16 de Junho de 2008 16:19
Para:
Assunto: Novo anúncio: em que se transformou o País do Sócrates

PASSA ESTA MENSAGEM AO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS QUE CONSIGAS ANEDOTA em que se transformou o País do Sócrates:

-Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode pôr um piercing.

-Um cônjuge para se divorciar, basta pedir.

-Um empregador para despedir um trabalhador que o agrediu precisa de uma sentença judicial que demora 5 anos a sair.

-Na escola um professor é agredido por um aluno. O professor nada pode fazer, porque a sua progressão na carreira está dependente da nota que dá ao seu aluno.

-Um jovem de 18 anos recebe €200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma €236 depois de toda uma vida do trabalho.

-Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.

-O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o erro.

-O Estado que queria gastar 6 mil milhões de euros no novo Aeroporto da Ota recusa-se a baixar impostos porque não tem dinheiro.

-Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2 000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias.

-Numa empreitada pública, os trabalhadores são todos imigrantes ilegais, que recebem abaixo do salário mínimo e o Estado não fiscaliza.

-Num café, o proprietário vê o seu estabelecimento ser encerrado só porque não tinha uma placa a dizer que é proibido fumar.

-Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa á das causas sociais.

-O IVA de um preservativo é 5%. O IVA de uma cadeirinha de automóvel, obrigatória para quem tem filhos até aos 12 anos, é 21%.

-Numa entrevista à televisão, o Primeiro-Ministro define a Política como 'A Arte de aprender a viver com a decepção'.

- Um clube inscreve um jogador mal, são lhe retirados 6 pontos, um clube suborna um arbitro são lhe retirados 6 pontos.

- O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).

- O ministério do ambiente incentiva o uso de meios alternativos ao combustível, no edifício do ministério do ambiente não há estacionamento para bicicletas, nem se sabe de nenhum ministro que utiliza a bicicleta.

- Nas prisões é distribuído gratuitamente seringas por causa do HIV, mas como entra droga nas prisões?

- No exame final de 12º ano és apanhado a copiar chumbas o ano, o primeiro-ministro fez o exame de inglês técnico em casa e mandou por faxe e é engenheiro.

- Um jovem de 14 mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal, um jovem de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga é violência doméstica.

- Uma família a quem uma casa ruiu e não tem dinheiro para comprar outra o estado não tem dinheiro para fazer uma nova, tem de viver conforme podem, 6 presos que mataram e violaram idosos numa sela de 4 e sem wc privado, não estão a viver condignamente e associação de direitos humanos faz queixa ao tribunal europeu.

- Militares que combateram em África a mando do governo da época não lhes é reconhecido nenhuma causa nem direito de guerra, o primeiro-ministro elogia as tropas que estão em defesa da pátria no KOSOVO, AFEGANISTÃO E IRAQUE.

- Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais receber o excesso em Agosto do ano que vem, não pagas as finanças a tempo e horas passado um dia já estas a pagar juros.

- Fechas a janela da tua varanda e estas a fazer uma obra ilegal, constrói-se um bairro de lata e ninguém vê.

FIM

Veja-o aqui

http://www.saladosprofessores.com/forum/index.php?topic=13571.0

Atenciosamente,
A Equipa do Sala dos Professores.



Para se divorciar basta pedir? Onde foram arranjar esta?
Jovens de 18 anos recebem 200 euros. Bem me dava jeito. Tenho 3 filhos com pouco mais e apenas continuo a pagar.
Não podem pôr piercing e fazem abortos? É isso que acontece? Não há aqui uma raivazinha contra a lei aprovada?
O problema principal com a demora dos tribunais é o coitado do patrão vítima do empregado? Não costuma ser mais ao contrário: as multinacionais a fugirem para Leste e para a China e a deixarem o pessoal quase sem alternativas?
Não há também uma raivazinha contra os imigrantes? E a favor da "raça"?
Quando falam dos combatentes da guerra colonial querem o quê? Tratar das pessoas que ficaram inutilizadas e com stress de guerra ou elogiar o "Angola é nossa"?
Não querem seringas nas prisões. Querem o quê? Mais SIDA e mais hepatite?
O IVA dos preservativos é 5%. Queriam que fosse maior? Não gostam de preservativos?
Querem os pais a bater nos filhos a toda a hora?
Fazem-se mais bairros de lata que antes?
E depois, como em qualquer demagogia mistura-se tudo. Faz-se de um caso não identificado uma generalização. E, na onda, falam várias vezes dos professores a ver se pega, se há público ... e há!
E ainda por cima falam no aeroporto da Ota. Sinal que muita gente vai repassando e não repara que a mensagem já anda há meses atrasada. Faz-me lembrar uma pretensa mensagem do Gabriel Garcia Marquez a pedir perdão por não crer em Deus. Vários anos depois do desmentido ainda continuava a circular e as pessoas quase a chorar porque ele iria morrer de cancro dentro de dias.

Um comentário:

josé manuel chorão disse...

Excelente artigo, João. Também já estou farto de receber tanto lixo, que pessoas supostamente inteligentes insistem em reencaminhar sem parar um pouco para pensar no conteúdo do que enviam.
É suposto exercermos uma postura crítica (no sentido de atenta, de pensarmos por nós próprios); a Internet pode ser uma excelente forma de divulgação mas também pode ser usada para passar muito lixo que só nos entope a caixa de correio e nos faz perder tempo.
Comecem a pensar, que é para isso que serve o que têm dentro da cabeça e não repassem porcaria que não traz vantagem nenhuma a ninguém e muitas vezes serve interesses nem sempre claros.