sexta-feira, 14 de março de 2008

Liceu Nacional de Évora. Ano lectivo de 1973/74

Finalistas do 7º ano do Liceu em 1973/74


Este foi o último ano lectivo do fim do velho Estado Novo. Marcello Caetano ainda sorria nas suas "Conversas em Família" e Américo Thomaz cortava fitas e fazia ora o discurso número um ora o número dois e quando não trazia papel dizia que "era a primeira vez que venho aqui depois da última vez ...".
Na fotografia as meninas ainda estão de bata, obrigatória. Além dos alunos, alguns professores e o reitor, e o senhor Francisco, chefe dos contínuos e "encarregado de educação" de muitos ao longo de várias gerações. Sempre educado e sempre pronto a ajudar, que na altura havia muitos que só iam a casa de vez em quando num tempo em que o telefone era um luxo.
Eramos os alunos 7º ano do liceu. Além do Liceu de Évora, havia no distrito a Secção do Liceu de Évora em Estremoz que começara três anos antes e alguns colégios que não iam além do 5º ano. Havia também as escolas técnicas em Évora e Estremoz e duas mais pequenas em Montemor-o-Novo e Reguengos de Monsaraz, além da Escola Agrícola em Valverde. A Universidade de Évora estava quase a nascer e os Jesuítas começavam a formar futuros sociólogos e economistas.
Hoje, no nosso país, o número de estudantes é cerca de 2o vezes maior do que em 1973.

Um comentário:

Malograda disse...

Acredito que o professor olhe para essa foto com uma certa saudade, pelo menos acontece isso comigo quando olho para as fotos de quando estava na c+s, eramos terriveis. E por acaso bastantes unidos, ainda hoje no verão costumamos reunir-nos para jantar ou almoçar relembrando os velhos tempos, e falamos da nossa vida actual, porque uns trabalham, outros ja estão na universidade, e outros ainda estão a acabar o 12º ano...E desde o 1º ano ate o 9º q fomos da mesma turma e tinhamos o mesmo grupo de amigos.. depois é q começamos a ir cada um para o seu lado..Abraço