quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A preto e branco? Não

Recebi este mail:

VÊ ESTE VIDEO ANTES DE SER RETIRADO DA REDE


Atreve-se a falar verdade!!

O VIDEO É FALADO EM ÁRABE, MAS O TEXTO COM LEGENDAS EM INGLÊS. SE NÃO PERCEBERES BEM, PF PEDE QUE TE TRADUZAM, VALE MESMO A PENA! Aqui está uma poderosa e incrível declaração da televisão Al Jazeera. A mulher é WAFA Sultan, uma psicóloga árabe-americana de Los Angeles. Sugiro que vejas o mais rápido possível, porque eu não sei quanto tempo o link vai estar activo. É muito surpreendente que a estação de TV com patrocínio árabe permita transmitir esta entrevista. É muito poderoso, não tenho dúvidas de que ela tenha agora a sua cabeça a premio.
http://switch3.castup.net/cunet/gm.asp?ai=214&ar=1050wmv&ak

São meias verdades que revelam também algum desconhecimento, baseado em estereótipos.
Não vejo a Al Jazeera, mas sei que é um projecto com alguns anos, que tem conseguido alguma independência em relação a algumas ditaduras. Não apenas governos árabes têm tentado silenciar esta estação de televisão, como também o governo americano fez todos os possíveis.
Por isso, não me admira ver este debate na Al Jazzeera. Nos países muçulmanos com ditaduras também há quem se mexa. E é preciso que essas pessoas sejam apoiadas, sem paternalismos, nem hostilizações a tudo o que é árabe.
Lembremo-nos, e infelizmente a memória é muito curta, que passámos por uma longa ditadura, e que também muitos estrangeiros associavam os portugueses ao integrismo católico ultramontano e totalitário e ao colonialismo do regime de Salazar. Por cá também tivémos muitos com a cabeça a prémio, com prisões, torturas e assassinatos.
Lembremo-nos que muitos se esqueceram, particularmente após a queda da fascismo e do nazismo, que havia uma ditadura em Portugal. Muita gente da oposição tinha alguma esperança que as democracias europeias e os EUA fizessem algo que contribuísse para quem em Portugal também houvesse democracia e desenvolvimento. Foram também esperanças defraudadas.
Muita gente se esquece também desses emigrantes portugueses que fugiam à miséria, e dos exilados que fugiam a toda esta opressão.
É necessário ver os muçulmanos com outros olhos. Não são, certamente não serão a maior parte, uns fanáticos guiados por forças do mal (haverá também alguns, como por cá também existiram Salazares e Francos e ...). Como noutros lados, a maior parte querem viver em paz.

Nenhum comentário: