domingo, 8 de fevereiro de 2009

Anti-parlamentarismo

Palavras de Salazar, inscritas numa das poucas entrevistas que deu, e a maior de todas, publicada em livro, revisto por ele próprio e com prefácio também do entrevistado, que ele não era para menos.
Anti-parlamentarismo

Atiro mais uma flecha:
- Ha quem atribua o seu anti-parlamentarismo ao seu feitio aparentemente concentrado, ao seu horror dos discursos... Ha até quem o desafie para S. Bento: «Eu queria vê-lo diante duma interpelação de Fulano, de Beltrano, de Sicrano ... » Ha outros, tambem, que desabafam, de quando em quando, com esta ameaça platonica: «Ah! Se não houvesse censura ... »
E Salazar, num murmurio, com orgulhosa humildade:
- Talvez tenham razão ... Venciam-me, com certeza ... ainda que a gente habitua-se a tudo, mesmo a não fazer nada, sendo trabalhador - e alteando a voz a pouco e pouco - Eu sou, de facto, profundamente anti-parlamentar porque detesto os discursos ôcos, palavrosos, as interpelações vistosas e vazias, a exploração das paixões não à volta duma grande ideia, mas de futilidades, de vaidades, de nadas sob o ponto de vista do interesse nacional. O Parlamento assusta-me tanto que chego a ter receio, se bem que reconheça a sua necessidade, daquele que ha-de sair do novo estatuto. Sempre são três meses, em cada ano, em que é preciso estar atento aos debates parlamentares, onde poderá haver, e claro, boas sugestões, mas onde haverá sempre muitas frases, muitas palavras. Para pequeno parlamento - e esse util e produtivo, como no caso actual- basta-me o Conselho de Ministros ...
FERRO, António- Salazar .... pp.141 e 142 op. cit.
Sublinhados nossos

Nenhum comentário: