quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A água de Évora novamente


Hoje em Évora não há água na rede. Um dos problemas é o alumínio.
Há uns bons anos, um médico, portanto com alguma formação em Química também, fez declarações e uma campanha contra a CDU, de que ele tinha feito parte como presidente da Assembleia Municipal, acusando a Câmara de tudo. Com esta campanha, com que contou com apoios de muitos lados, e dinheiro a rodos, muita demagogia e muita falta de seriedade científica, conseguiu ser poder nesta cidade, através do aparelho de estado primeiro e depois como presidente.
Esperavam os incautos, os distraídos, e outros de boa vontade que a água de Évora iria tornar-se bebível.
Passaram-se tantos e tantos anos e afinal o rei vai nu, como estava. A água não presta e hoje nem sequer existe.
Hoje não há água em Évora e está quase tudo fechado e com problemas.
Hoje, o presidente da Câmara, que é o mesmo, falou. E até me parece que falou a sério. A água que vem parar à barragem vem inquinada, os remoinhos levantam o que está no fundo, o tratamento é feito com sais de alumínio.
Se é assim, e até creio que é, pergunta-se como é que é possível vir parar tanta porcaria às albufeiras e cursos de água? O que é que se tem feito a montante e a jusante?
Sabemos e vimos que, quando chove mais, aparecem televisões (aparelhos), máquinas, entulhos vários, águas de pocilgas … de tudo, nos regatos imprevisíveis (!), nos ribeiros e ribeiras, albufeiras, rios. O Estado que tanto se preocupa com o tabaco nas garagens é ineficiente com a água!
Sabemos da ineficiência, sabemos que não é fácil resolver os problemas.
Mas passados tantos anos, quem tem estado no poder e conquistou a câmara de Évora à custa do alumínio, apresentando canos na televisão e noutros sítios, com tanto tempo para actuar, por que é que ainda não resolveu o problema da miséria da água de Évora?
Evidentemente que isto não é um problema de uma pessoa que quis conquistar o poder pelo poder, mas de uma máquina com muitos apoios que se instalou aqui e no país.

Um comentário:

Anônimo disse...

Companheiro E Amigo Simas
Cá estou a deixar um simples comentário:

Evidentemente que isto não é um problema de uma pessoa que quis conquistar o poder pelo poder, mas de uma máquina com muitos apoios que se instalou aqui e no país.

Fiz copy e paste do teu último paragrafo sendo este o cerne da questão. Lá vai rolar a cabeça de mais um electricista!!!
Minha Santa Mãezinha,
Abraço,
tito