Discute-se muito a questão da avaliação dos professores, o estatuto do professor, do aluno etc.
Também se fala em escola pública e cidadania.
Mas estranhamente o ministério não mexe nos curricula e parece que poucos discutem o assunto, como se o único problema da Educação fosse a avaliação dos professores.
Ora, uma disciplina fundamental para o conhecimento das ideias políticas, religiosas, económicas etc., e uma introdução à noção de cidadania, é a História.
Também se fala em escola pública e cidadania.
Mas estranhamente o ministério não mexe nos curricula e parece que poucos discutem o assunto, como se o único problema da Educação fosse a avaliação dos professores.
Ora, uma disciplina fundamental para o conhecimento das ideias políticas, religiosas, económicas etc., e uma introdução à noção de cidadania, é a História.
Apenas dois exemplos:
- Na maioria das escolas, no 7º ano, os alunos têm uma aula semanal de História, tanto como Área de Projecto ou Educação Moral e Religiosa (opção). Quem poderá exigir conhecimentos a estes alunos?
- No programa de História C, do ensino secundário ( ver http://www.dgidc.min-edu.pt/programs/prog_hom/historia_c_11_(59)homol.pdf e http://www.dgidc.min-edu.pt/programs/prog_hom/historia_c_10_(58)homol.pdf) não há sequer uma palavra sobre a Inquisição em Portugal, como se a repressão física e às ideias durante mais de trezentos anos fosse uma coisa menor. No mesmo programa, no 11º ano, não se estuda a 1ª República em Portugal, apenas aparecendo (quase à boa maneira do Estado Novo) a referência (e cito): 2. Portugal do Estado Novo: O fracasso da 1ª República e a Ditadura Militar.
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