quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Bandeira Republicana. Bandeira Nacional


(cartaz republicano)
A República não é apenas uma palavra. A bandeira republicana não é apenas uma imagem. É um símbolo que corresponde a projectos em que muitos se sacrificaram na defesa de utopias como o sistema democrático, a independência nacional, as liberdades, uma sociedade mais igualitária com direitos universais.
Por estes símbolos e projectos muitos foram parar à prisão, muitos foram torturados, muitos perderam empregos e tiveram a sua vida destruída, muitos morreram em guerras ou ficaram estropiados.

Para além da Ética vejamos o que diz o Código Penal:

ARTIGO 332.º(Ultraje de símbolos nacionais e regionais)

1- Quem publicamente, por palavras, gestos ou divulgação de escrito, ou por outro meio de comunicação com o público, ultrajar a República, a bandeira ou o hino nacionais, as armas ou emblemas da soberania portuguesa, ou faltar ao respeito que lhes é devido, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias.

Não é inocente a deposição da bandeira nacional no edifício da Câmara Municipal de Lisboa. Foi aí que foi proclamada a República.
O que querem os pretensos brincalhões? Que se volte ao século XIX, à união entre o trono e ao miserabilismo?
Quanto aos que dizem que a República não foi referendada não lhes bastam as inúmeras eleições feitas depois do 25 de Abril?

Nenhum comentário: