domingo, 26 de abril de 2009

Viva o Dão. E respeitem a santa.

Em Santa Comba Dão um presidente da câmara quis pôr-se em bicos de pés. Provavelmente o homem nem é salazarista, porque se o fosse, nunca aceitaria eleições, muito menos livres, com mulheres e opositores ateus a votar. Talvez apenas queira atrair turistas, porque para ser salazarista a sério, teria que montar um espectáculo diferente, com gente "pobrezinha mas honrada", melhor, humilhada, analfabeta de preferência, com uns pides e uns bufos disfarçados, uns pedintes agradecidos, uma ralé qualquer paga por umas sopas e uma caridadezinha, com senhoras a oferecer uns cigarritos aos soldados que morriam em defesa da pátria pluricontinental em Pangim, Nambuangongo, Madina do Boé ou então algum médico que receitava mais fome e “frigideira” aos presos do Tarrafal ou algum tenente a disparar contra ceifeiras em Baleizão ou algum agente especialista em ácido sulfúrico e cal sobre o corpo de Humberto Delgado ou ... tanto subdesenvolvimento e miséria.
Enfim, há quem aproveite o conde Drácula para fazer turismo, há quem ganhe ainda dinheiro com o Alves dos Reis e o Zézé Camarinha. Ninguém ainda se lembrou de dar o nome do Zé do Telhado a uma praça, mas esse mereceria muito mais, pois só roubava aos ricos para dar aos pobres, sem hipocrisias pelo caminho.
Assim temos um presidente eleito em democracia que quis pôr Santa Comba Dão no cano de esgoto no dia 25 de Abril. Ao menos, poderia ser católico e respeitar a Santa e o Dão.

Nenhum comentário: