domingo, 3 de fevereiro de 2008

O discurso magnânimo e protector do poder

Obelisco em Vila Real de Santo António, na Praça Marquês de Pombal


A ELREY D.JOSÉ
AUGUSTO INVICTO PIO
RESTAURADOR
DAS ARMAS DAS LETRAS
DO COMMERCIO DA AGRICULTURA
REPARADOR
DA GLORIA E DA FELICIDADE PUBLICA
CLEMENTISSIMO PAY DE SEUS VASSALOS
PROTECTOR DA INNOCENCIA
VINGADOR SUPREMO DA OPPRESSÃO
CONSERVADOR DA PAZ PUBLICA
E INIMIGO DA DISCORDIA
O COMMERCIO DAS PESCARIAS
DESTA VILLA REAL DE SANTO ANTÓNIO
LEVANTADA EM CINCO MEZES PELAS
SUAS REAIS PROVIDENCIAS E DECRETOS
QUE COM TODO OZELLO EXECUTOU
O MARQUEZ DE POMBAL,
DA INUNDAÇÃO DO OCEANO,
EM QUE SÉCULOS ANTES ESTEVE SUBMERGIDA
ERIGIO ESTE OBELISCO
PARA PERPETUO PADRAÕ DO SEU
HUMILDE E IMMORTAL RECONHECIMENTO
ANNO DE 1775
Quem lê determinados documentos antigos sem ter em conta o contexto pode acreditar em algumas das maiores mentiras que quem os escreveu quis passar para a História.
Toda a cidade de Vila Real foi feita para glorificação do poder. Era a Praça Real (hoje Marquês de Pombal), a Rua da Rainha, a Rua do Príncipe, a rua da Princesa, do Conde etc. Desses nomes já só resta a Rua da Princesa.
A cidade foi edificada racionalmente, com praça, linhas rectas, construída em cinco meses segundo o obelisco. Demorou certamente mais um pouco, mas foi rápida a sua edificação. Os arquitectos fizeram a planta em Lisboa, as janelas e outros materiais nobres também, com medidas rigorosissimas, veio quase tudo da capital que se reconstruía, de barco. Apenas os materiais simples, para fazer os caboucos e encher as paredes vieram da serra.
A fachada virada para o Guadiana parece propositadamente um palácio, para mostrar aos espanhóis quem mandava.
Foi construída em terrenos antes alagados pelo mar, depósitos que assorearam o antigo porto de Castro Marim.
Muitos não queriam ir para Vila Real, preferiam Monte Gordo mais próximo do riquissimo mar onde se pescavam as sardinhas e o atum. Ainda por cima o negócio das pescas estava dominado por espanhóis, andaluzes e catalães.
O clementissimo pay de seus vassalos, obrigou a população a habitar Vila Real. Como não queriam mandou-se o exército queimar as centenas de palhotas onde viviam. O mesmo protector da innocencia já antes tinham mandado torturar, matar ou prender os Távoras. O vingador supremo da opressão e conservador da paz pública tinha expulso os Jesuítas e acabado com a dintinção entre cristãos novos e cristãos velhos e transformado a Inquisição agora ao serviço do Estado, do despotismo esclarecido e pragmático.
Nota: Não é de adminar a falta de acentos nas palavras esdrúxulas. Não se usavam, como passarão a não se usar quando o acordo ortográfico entrar em vigor.

Um comentário:

Malograda disse...

Eu nao sei como sendo vrsa cheia de "historia" muitas pessoas nao a conhecem e quando eu falo de vrsa pensam que é uma vila ou aldeia...Acho q de certo modo foi bastante abandonada, no entanto na minha opiniao o actual presidente tem feito esforços no sentido de chamar ainda mais turistas para Monte gordo e tambem para vila real de santo antonio.

Abraço, Daniela