12 — A área curricular referida no número anterior deve ser planeada, desenvolvida e avaliada, com recurso a parcerias com entidades governamentais e não governamentais, externas à escola, que apoiem a realização dos projectos e facilitem o intercâmbio de experiências entre escolas através da realização de concursos, visitas de estudo, encontros nacionais, exposições e de outras iniciativas divulgadas e apoiadas pelo ME ou entidades locais.
Apenas alguns esquecimentos. A velha questão dos ovos e das omeletes.
O orçamento da Educação foi reduzido. Já há muito tempo que não há verbas para visitas de estudo. Na maior parte dos casos os alunos têm que pagar, o que põe problemas em relação à igualdade de oportunidades. Os professores que organizam, além do tempo de preparação, têm que acompanhar os alunos e responsabilizar-se por eles e ainda fazer planos para as aulas que teriam nesse dia ou fazer permutas para os dias seguintes. E, nos dias seguintes, há sempre uma nova reunião sobre tarefas prescritas por um novo despacho, assinado ou não, outro decreto ou despacho que contraria ou rectifica ou impõe novos prazos e novas tarefas e etc. etc.
E ainda por cima vem quase sempre uma "criticazinha", que os professores vão passear. Mas essa é velha neste país e com essa podemos passar adiante.
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