Recebi uma mensagem, certamente para rir, de que reproduzo o seguinte extracto:
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto montanhoso? ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? ou cuantas estrofes tem um cuadrado? ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
É de um pretenso aluno. Mas a questão é pertinente.
O que é que interessa estudar História, por exemplo?
A questão não pode ser vista somente a partir do tal aluno fictício de quem nos rimos da ignorância. Há responsáveis pela educação, visto que sozinho ninguém se educa, pelo menos nos primeiros anos.
Refiro apenas dois responsáveis. O Ministério da Educação e as escolas.
Os alunos do terceiro ciclo têm um programa de História que foi feito para 3 aulas semanais de 50 minutos. O Ministério decidiu reduzir o número de aulas e as escolas têm o poder de gerir algumas horas do curriculum. Assim há escolas que têm 3 tempos de 45 minutos, em cada ano, 7º, 8º e 9º, outras têm 1 tempo de 90 minutos no 7º ano, 1 de 90 mintos mais um de 45 no 8º e um de 90 minutos no 9º ano. Algumas perderam 100 horas de aulas de História no terceiro ciclo, sem contar o que perderam no segundo ciclo e no primeiro. E a questão do ritmo não é dispicienda. Uma coisa é ter 3 aulas por semana, outra é ter apenas uma, outra é, no caso de um feriado, ter um encontro ao fim de quinze dias. É quase recomeçar do zero!
Em Évora o problema é ainda mais agravado por ser cidade Património Mundial. Querem que os alunos saibam que há um templo romano, que existe arquitectura manuelina, que o maior conjunto de painéis flamengos regressou a Évora ...?
Querem o quê? Que eles falem da Grécia? Que saibam o que foram os Descobrimentos? A inquisição? Que não confundam D. Afonso Henriques com a República? Que tenham alguma noção do 25 de Abril?
Em algumas escolas, em alguns anos, tiveram tantas aulas de História como de Religião e Moral Católica ou Área de Projecto. Se não sabem citar um livro, o que poderiam ter aprendido em Área de Projecto ou Estudo Acompanhado, como é que se pode exigir que compreendam minimamente de onde vimos?
A ignorância tem responsáveis. Em cima e em baixo também!
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. tarei a inzajerar?
Não está a exagerar, não. É o destino dos excluídos, dos desfavorecidos como se dizia em 1974. É o caminho apontado para o subdesenvolvimento. Outros virão mandar nos hotéis e comer os ovos moles; estes ficarão a varrer o chão e a assentar tijolos ou a fazer asneiras.
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