domingo, 6 de dezembro de 2009

Galileu no Império da China através do Padroado Português


Vai ter lugar no próximo dia 9 de Dezembro na Biblioteca Pública de Évora, pelas 21.00 horas, a Conferência:
Galileu no Império da China através do Padroado Português

O Padroado Português do Oriente concedia ao Estado Português privilégios especiais na jurisdição da Igreja Católica no Oriente (Índia, Japão, China, África Oriental, Malaca, Timor …), nomeadamente na escolha dos bispos e sacerdotes. Os padres da Companhia de Jesus participavam nessa estratégia política e religiosa.

A companhia de Jesus era a principal responsável pela evangelização dos territórios, mercê da sua organização e por ter padres com grande formação intelectual em diversas áreas, tendo penetrado em áreas tão diferentes como a Índia, os Himalaias, a China, Japão e outras, além do Brasil e outros territórios da América, e exercendo uma forte influência na Europa através das universidades, próprias como Évora, como Coimbra, Lovaina (actual Bélgica), entre muitas.
Os jesuítas adaptavam os métodos de evangelização aos povos e às culturas. Assim, no Brasil construiram "aldeias comunitárias" com os índios, as reduções, onde pregavam em língua geral, uma língua franca, baseada nas línguas tupi e guarani, que chegou a ser a língua mais utilizada no Brasil, mesmo pelos portugueses; na Índia alteraram os ritos, os chamados ritos malabares, assim como em territórios chineses usaram os ritos malabares. Fizeram também dicionários de várias línguas.
Uma das formas de exercer influência junto do imperador chinês era através de conhecimentos de Astronomia.

Nenhum comentário: